O Europeu referência na tatuagem Japonesa

A lenda da Família Leu

Filip aos 10 vendo seu pai Felix Leu tatuando sua mãe Loretta Leu
Filip Leu Aos 12 anos de idade

Podemos dizer que a vida artística de Filip Leu começa antes dele nascer, por isso vou contar uma breve historia dos avos e pais de Filip.

Filip é neto da artista Aeppli Eva a primeira esposa de Jean Tinguely, nascida na suíça ela fazia parte do movimento de arte de vanguarda nos anos 50 e 60 em Paris e amigos com Daniel Spoerri, Yves Klein e Niki de Saint-Phalle. Em 1965 ela fez teve uma turnê de exposições na costa leste da América, e chamou o filho Felix Leu para ser seu assistente técnico, em um show em Nova York Felix conheceu Loretta Buscaglia, esses dois Como artistas e como casal, viajaram pelo mundo e criaram uma família de quatro filhos; Filip, Ama, Aia e Ajja.

Dom Felix, Loretta e os filhos: Filip, Ama, Aia e Ajja

´´Uma das minhas primeiras inspirações na tatuagem foi o japonês. Eu realmente gosto da idéia do traje de corpo, um único design.  Eu meio que volto para a fonte agora, mas não sou tradicionalista em si.´´

Aeppli Eva e Jean Tinguely, avos de Filip 1990

Filip Leu nasceu em Paris em 1967. 

Seus pais eram artistas, boêmios, hippies e viajantes entusiasmados, Isso significa entre outras coisas que Filip e seus três irmãos, Ama, Aia e Ajja, cresceram na Europa, Norte de África, Índia e Nepal. Felix e Loretta começaram a tatuar em 1978, em Goa, Índia; Filip começou a absorver a tradição familiar muito cedo, e quando tinha 11 anos iniciou no mundo da tattoo.

Quando tinha 15 anos, juntamente com seus pais criou a “Family Iron”, em Lausane, na Suíça. Nessa época mergulhou de cabeça no que seria o oceano de sua vida, começou a tatuar em período integral por lá.

Filip e o pai Aka Dom Feliz

´´A ascensão e o impulso do boom da tatuagem. Sua invasão de todos os mercados e todas as mídias. Sua popularidade cresce em todo o mundo. Eu acho que é surpreendente. Eu nunca teria sonhado, quando comecei.´´

Aos 17 Filip realizou uma turnê mundial, visitando e absorvendo mais conhecimento de tatuadores da Índia, Tailândia, Hong Kong, Taiwan, Japão (Horikin-Mitusuaki Ohwada, Horitoshi-Owada Tashikasu e mais tarde os grandes mestres Horioshi II e Horioshi III (que falamos no post anterior) ) e os EUA, completando-a com estadia de um ano na “Ralistic Tattoo Studio” estúdio de Ed Hardy, e finalizando com uma visita de três semanas com Paul Rogers na Flórida, onde aprendeu muito sobre a fabricação de máquinas de tatuagem, aliando técnica artística com estrutural. Na mesma época ainda fez um intercâmbio no “Dutchman’s Tattoo Studio”, em Vancouver, B.C., Canadá. Um ano depois viaja pela segunda vez para os EUA para aperfeiçoar seus conhecimentos na construção de maquinas de tatuagem, novamente com Paul Rogers. Casou-se com artista Titine Kesselring que também e uma grande artista em 1990.

Filip Tatuando em Ibiza 1991

´´ Se alguém vem me ver para fazer uma tatuagem seriamente grande, acredito que é um momento em sua vida em que eles estão querendo mudar. É uma responsabilidade enorme.´´

Filip e Paul Booth

Entre 1990 e 2000 fez viagens, desenhou, pintou e tatuou em Nova York, Ibiza, São Francisco e Tókio. Durante esses 10 anos estudou muito, conseqüência, evoluiu muito. Viajando na velocidade da luz vamos para 2001 quando Filip co-fundou a Art Fusion Experiment, um grupo com tatuadores e artistas plásticos. Junto com sua esposa Titine Leu, Paul Booth, Guy Aitchison e outros artistas, ele criou eventos de pintura ao vivo, sendo o idealizador da fusão de dois artistas ou mais pintando o mesmo espaço ao mesmo tempo, uma pintura colaborativa diante de um público, em lugares como o Palácio Ducal, Génova, o National Arts Club, NYC e Alex Grey’s Microcosmo Gallery, Nova York. Filip também trabalhou em tatuagens colaborativas, um conceito semelhante, com Paul Booth, Tin-Tin, Guy Aitchison, Salmão Bill, Claus Furhmann, Shige, e outros artistas.

Filip e Paul Booth fazendo arte juntos
Filip, Titine e mais 2 amigos pintando, enquanto nas pick-ups quem comanda e o irmão de Filip, Ajja Leu no Boom Festival em Portugal
Filip tatuando

Filip sempre foi vidrado na beleza e força com que a tatuagem japonesa se adapta e encaixa no corpo, seu primeiro contato com a cultura japonesa foi através de fotografias em livros, o segundo contato foi quando visitou o Japão pela primeira vez, ai sim vendo pessoalmente e aprendendo técnicas milenares. Esta admiração e estudo da arte japonesa foram ampliados ao longo do tempo através de sua própria imaginação. Como pode ser visto em seu trabalho de hoje, ele continua a explorar ainda mais esse interesse e, embora ele não se limite aos desenhos de inspiração japonesa, é considerado um dos melhores do mundo nesse estilo.

Filip tatuando Lelo

Filip Leu, ajudou e ajuda muito na evolução da tatuagem mundial, é conhecido como o boa praça e embaixador da tattoo, sua sabedoria técnica ajuda a desenvolver vários materiais que facilitam a vida dos irmãos de agulha. Por causa de sua preferência para fazer peças grandes, Filip é um dos pioneiros no uso de configurações de agulhas maiores. Ele acha que, semelhante à pintura, telas maiores exigem pincéis maiores. Isso significa que ele pode cobrir mais espaço em menos tempo.  Filip faz trabalhos Japoneses do mais simples ao mais ousado, em sua concepção é essa possibilidade que da força e poder a este estilo magnífico. Escolheu como lugar para morar e viver a pequena e rodeada por montanhas Ste-Croix, onde vive hoje com sua esposa Titine, e o resto de sua família. O tatuador do Gatto Matto Lelo ja visitou esse cidade incrível e terminou uma tattoo que tem com o Filip.

Para ter uma ideia melhor de como Filip se tornou referência na tatuagem oriental existe um Japonês tatuador que aperfeiçoou suas técnicas indo ate a Suíça para ficar como aprendiz em seu estúdio, essa cara e nada mais que o renomado tatuador Shigue. Mas do Shigue falamos em outro Post, segue alguns trabalhos do Mestre Filip:

Até a próxima.
Por Adriano Maia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close